Destinos,  Dicas de Viagem

Viaje pra onde quiser, gastando pouco ou nada com hospedagem

“Meus pensamentos tomam formas eu viajo
vou pra onde Deus quiser…Tô indo agora prum lugar todinho meu
Quero uma rede preguiçosa pra deitar
Em minha volta sinfonia de pardais
Cantando para a majestade, o sabiá”.
Grande parte do sucesso de uma viagem é a escolha da hospedagem a partir do objetivo do seu passeio. Enquanto alguns optam apenas por um lugar para dormir outros querem conforto seguido de bom preço. Selecionei aqui 7 opções de hospedagem e que dependendo do seu perfil de viajante podem te fazer economizar um bom dinheiro!
1- COUCHSURFING 
Couchsurfing é um serviço que conecta os membros a uma comunidade global de viajantes. Após fazer o cadastro gratuito no site, você terá um perfil falando de coisas que aprecia fazer e lugares que já foi. Você poderá optar por receber visitantes de todas as partes do mundo em sua casa sendo um anfitrião ou pode optar por somente pedir um lugar para ficar enquanto estiver viajando.
É muito importante que se atente às regras de segurança para uso desse serviço já que ficará na casa de um estranho.
O site oferece opções de verificação de confiabilidade, onde você pode optar por solicitar pousada somente para pessoas que tenham referencias que podem ser obtidas pelo valor de $77 dólares por ano (2016) ou você pode verificar a confiabilidade do anfitrião através de depoimentos de outros viajantes que ficam expostos no perfil e que já estiveram hospedados no local.
Há também encontros mensais e semanais ente os membros que vivem na cidade para se socializarem trocando experiências.
Testei e aprovei, mas atente-se para as dicas de segurança!
Com diárias a partir de R$25,00 o hostel é uma super opção de economia. Muitos hostels em alguns países não aceitam menores de 18 anos ou crianças.
O hostel oferece opção de quarto privado (+ caro) ou quarto com beliches, compartilhado com várias pessoas podendo este ser somente para mulheres, somente para homens ou unissex.
É importante atentar ao fato de que a maioria dos hostels de quarto compartilhado não possui armário para guardar seus pertences e alguns possuem armários na recepção onde você pode guardar objetos de valor levando seu próprio cadeado.
Questione tudo antes de fechar estadia, desde localização, realização de festas no local (caso queira dormir sem barulho), veja fotos dos quartos e pesquise reviews. Alguns oferecem até um café da manhã simples incluso na diária.
Ama animais? Então chegou sua chance de viajar para um novo lugar e ainda cuidar de animais de estimação com muito carinho e amor.
Este programa funciona como uma troca, enquanto os donos dos bichinhos viajam de férias, você viaja até a casa que escolher para cuidar dos preciosos animais de estimação, participando da rotina de passeio e cuidados gerais. Você, claro terá tempo livre, mas será sua responsabilidade manter os animais em segurança, alimentados e entretidos.
Para participar do programa é necessário tornar-se membro do site. O valor de 2016 estava registrado a $8.25 por mês.
4- AIRNB

 

Pense na casa dos sonhos, na cidade dos sonhos. Pensou? Pois foi simples assim…sonhando fiquei quando minha amiga me mostrou a foto da casa que reservou na Tailândia, com vista para as montanhas e por 40 reais a diária!
O funcionamento desse site é muito simples! Você escolhe o local de destino e datas de entrada e saída. Você tem a opção de reservar um quarto privativo, compartilhado ou a casa inteira, dependendo da intenção de aluguel do dono.
Caso alugue somente o quarto, alguns proprietários aceitam que use a cozinha e outras áreas da casa se precisar. Sim, os donos continuam vivendo a vida deles normalmente enquanto você tem um comodo da casa deles alugada 😛
Até você mesmo pode alugar um comodo de sua casa para um viajante e ganhar algum dinheirinho nessa empreitada.
O pagamento em dólar, é feito diretamente no site que se responsabiliza por toda transação até o fim da estadia do viajante.
A idéia é proporcionar aos viajantes mais conforto de forma que possam ficar hospedados próximo aos moradores do destino escolhido sentindo um pouco mais de perto a cultura local.
Enfim amei a filosofia da Airnb…SEJA ONDE FOR PRA IR, NÃO VÁ LÁ, VIVA LÁ!
Bom…entenda o slogan como quiser 😉

 

5- WORKAWAY
Se você está aprendendo uma nova língua e quer praticar o aprendizado com nativos ou se simplesmente gostaria de conhecer locais diferentes, você poderá se cadastrar neste site para trabalhar para uma família em troca de comida e moradia. O site apresenta uma lista de lugares, serviços e tempo em que poderá dedicar-se a essa aventura tendo como forma de pagamento o seu trabalho! Os tipos de trabalhos são diversos e envolvem desde cuidar de jardim ou plantações a cuidados com idosos. : )
Já pensou em ficar hospedado em um convento ou monastério? Pois sim, isto está na minha lista com certeza. Os preços não são muito convidativos pra quem não recebe em dólar ou euro mas ainda assim são preços interessantes pra se ficar em um lugar totalmente diferente do comum com bibliotecas incríveis, jardins encantadores e mesmo os que não se interessam por espiritualidade vão concordar comigo que a arquitetura e o ambiente em si são  misteriosos, cativantes e intrigantes.
7- ACAMPAR
Este tópico não tem um site específico para compartilhar, mas é uma super dica! Amo acampar e sei que com alguns equipamentos pode-se ter muito conforto sem gastar demais. E como acampar? O fundamental num acampamento além de comforto e planejamento, é segurança. Em todo o mundo (inclusive no Brasil) há locais reservados para acampantes. Ao escolher seu destino, opte por pesquisa de parques nacionais que oferecem áreas seguras de acampamentos e você também pode obter essa informação no departamento de turismo da cidade. Uma área de acampamento que amei foi no parque Yosemite, na Califórnia, Estados Unidos. Paguei 25 reais a diária e o local oferecia banheiros limpos e segurança. Foi o máximo conhecer pessoas que compartilham da mesma paixão de estar na natureza, cozinhar na fogueira, ver animais selvagens (inclusive um urso gigante) e fazer trilhas para observar as belezas naturais.
Qual dessas seria a melhor opção pra você? Agora é só escolher o destino e preparar as malas!!

 

“Viajar traz força e amor de volta pra você.”