Brasil,  Destinos

Roteiro de 2 dias na cidade de Socorro em São Paulo

Depois de alguns dias planejando, meus amigos e eu escolhemos a cidade de Socorro, localizada a 134 km da capital de São Paulo para passar um final de semana. Planejamos várias atividades até nos darmos conta de que haveria pouco tempo para fazer tudo o que queríamos, fazendo com que deixassemos Socorro com um gostinho de quero mais.

O clima estava incrível com um Sol maravilhosamente morno  e uma brisa fresca. Sair da capital foi um presente já que não chove a mais de 80 dias e o ar está fétido e seco.

A cidadezinha é muito agradável, arborizada e possui uma mistura de moderno e antigo em sua arquitetura o que pra mim é encantador. Há várias agências de ecoturismo na cidade onde você pode adquirir passeios guiados e dependendo da época do ano é melhor deixar os passeios reservados antes de sair de casa.

Nosso roteiro:

Dia 1: SÁBADO

Manhã- Gruta do Anjo

A Gruta do Anjo é um lugar muito interessante. Esta gruta é uma antiga pedreira onde se formou um lago de águas cristalinas. Dentro da gruta há pedalinhos e o uso está incluso no preço do ingresso de R$ 25,00. É um lugar muito misterioso e o passeio de pedalinho relaxante.

Tarde-Rafting

Um dia cheio de adrenalina em contato direto com a natureza  não é nada difícil em Socorro. A atividade escolhida para a tarde foi o Rafting de 4km no Rio do Peixe que tem 248 km e nasce na cidade de Garça, desembocando no rio Paraná, entre os municípios de Presidente Epitácio e Panorama.

A melhor época do ano para esta atividade em São Paulo é entre janeiro e março quando há cheia do rio fazendo com que as corredeiras sejam mais emocionantes, porém nos divertimos muito mesmo com o nível de água baixo e a água congelante. Há alguns momentos que nos é permitido deslizar em um escorregador natural de pedra dentro da água. Vida! Até os ossos estavam congelados. Bom pra ficar esperto.

Noite

Depois disso estávamos quebrados. Foram 2h30 de atividade e fomos nos preparar para conhecer o centro da cidade.  O centro é cheio de lojas de roupas e restaurantes. Jantamos no Jota Bar com comidinhas gostosas, música de fundo e ambiente agradável.

Dia 2: DOMINGO

Manhã

Depois de nos fortalecermos com um café da manhã tipicamente caipira, fomos nos encontrar com nosso guia para fazer a Trilha das Cachoeiras.

Entramos na mata caminhando por dentro de um rio e fomos subindo morros e pedras mata adentro.

Formigueiro no caminho

O pico alto do passeio foi chegarmos em uma gruta. Eu estava com medo do frio porque já tinha me congelado muito no dia anterior, mas, decidi curtir o passeio sem medo, passamos embaixo da cachoeira e entramos na gruta. Fiquei em pânico porque era pequena, úmida, escura e fria. Voltei. Respirei fundo e pensei: Superação.

Lá fomos nós novamente. Quando entrei na gruta havia um pequeno buraco com luz que eu teria que entrar para escalar para a saída. Não parecia que seria possível entrar ali mas o guia estava nos esperando do outro lado para ajudar.

Quando saí fiquei feliz de ver que havia me superado, fazia muito tempo que eu não experimentava essa sensação boa de frio na barriga e expectativa pelo desconhecido. Foi revigorante.

Olha minha cara de frio!

Tarde e Noite

Quando terminamos a atividade fomos conhecer uma cachaçaria e loja de presentes com geléias, queijos, bebidas.

Depois das comprinhas, corremos para o Mirante da Pedra Bela Vista. Lá sentamos na pedra com vista para as montanhas e curtimos música MPB ao vivo enquanto  viamos o sol se por. A entrada é R$ 10 e tem um restaurante com vista para as montanhas com comidinhas  e bebidas de preço entre R$10,00 e R$70,00. Decidimos experimentar o famoso Pan de Palo do mirante. Foi uma experiência muito legal. Eles te dão o pão cru envolto em um cabo de madeira e você mesmo assa seu pão na fogueira. O segredo é não colocar o pão no fogo mas assa-lo aproximando-o da brasa. Depois de assado pode rechea-lo com opções de doces e salgados. Foi um super fim de semana 🙂

Foto de Juliana Santos

Outras opções

Caso tenha mais tempo segue opções para montar seu roteiro:

• Exploração da caverna Quebra Corpo
  • Rapel
  • Tirolesa
  • Passeio a cavalo e quadriciclo
  • Passeio ecológico de bote
  • Pico da Cascavel
  • Voo de Parapente
  • Feira Permanente de Malhas
  • As cidades de Lindóia, Aguas de Lindóia, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Amparo, Pedreira e Jaguariúna são próximas de Socorro caso queira fazer uma Road trip

Calendário de atividades da cidade

Janeiro

• Reveillon- Praça da Matriz
  • Encerramento do Socorro Luzes de Natal
  • Festival de verão- Praça da Matriz

Fevereiro

• Carnaval de rua com bloco do turista
  • Festival de Marchinhas

Julho

• Socorro Rodeo Festival Country

Agosto

• Festa da Padroeira e Aniversário de Socorro (9 a 15/8)