Fotografia

Fotografia de rua em 6 dicas

A fotografia de rua (Street Photography) é sucesso entre os fotógrafos. Além da praticidade e economia por não haver necessidade de alugar um espaço, o estilo fotográfico de rua oferece muitas outras possibilidades.

Um carro que passa, um parque urbano, a chuva caindo, uma situação inusitada fazem a fotografia ficar realista, criativa e artística.

O grande mestre da Street Photography já dizia:

“a fotografia por si só não me interessa, o que me interessa é capturar o minuto parte da realidade.”

Henri Cartier-Bresson

E qual a realidade que queremos capturar ou criar como fotógrafos?
Selecionei 6 Dicas que considero importantes manter em mente ao fotografar na rua:

 

1- O equipamento

Use lentes “rápidas” para registrar os momentos mais naturais possíveis, recomendo postagem da iphotochannel sobre o assunto.

Também é importante pensar na segurança de seu investimento em equipamentos fotográficos. Faça um seguro de seu equipamento.


2- Alimente-se de inspiração

A partir do modelo de fotos de fotógrafos de Street Photography você poderá verificar as possibilidades existentes neste segmento e explorar outras através da sua própria criatividade. Que fotografia você criaria se inspirando nesta imagem de Henri Cartier Bresson?

 

A característica, o hobby ou profissão dos modelos que você estiver fotografando podem servir de inspiração para criar um momento e refletirá a realidade da personalidade deles.

 

3- Foque nos detalhes

Observe o ambiente ao seu redor e utilize o que estiver ao seu alcance como elemento de composição de sua fotografia. Não é necessário tirar nada do lugar. Inspire-se com o que tem em seu campo de visão e crie. Neste caso, tive a sorte de ter um sanfoneiro parado no caminho em que os noivos e os padrinhos passavam.

 

Gisele Oliveira- Central Park

4- Aproveite a luz ambiente

Use a luz ambiente para colaborar com a emoção que quer transmitir. Nesta foto a seguir: Mistério, Terror, Tédio ou drama?

 

Gisele Oliveira- Flushing- New York

5- Crie dentro do contexto

Que tal criar artigos interessantes de rua para compor sua fotografia? A imaginação não tem limites! Ouse!

 

Gisele Oliveira- São Paulo

6- Conte uma história sem usar palavras


A magia de uma fotografia de rua é o mistério envolvido por traz da história que não foi dita. Ela é uma foto que instiga curiosidade quanto ao entendimento sobre os personagens, quem são essas pessoas, o que a vestimenta delas diz, o que aconteceu neste cenário antes, durante e depois que a foto foi tirada.


Gisele Oliveira- São Paulo- Brasil

Agora é só pegar sua camera e sair pra praticar as dicas passadas aqui! Boa diversão!