Brasil,  Destinos

Vila Bonete em Ilhabela, uma surpresa encantadora

Este fim de ano foi um dos mais difíceis por diversas questões pessoais, o que ocasionou em algo inusitado pra mim: Total introspecção.

Estava exausta e decidi ficar em casa, não queria viajar, somente curtir um suco de uva integral com bastante gelo, meus cães e uma boa música enquanto fico sentada no sofá, curtindo a vida assim pelo resto do verão…Você Gisele? Pois é…realmente o plano não deu certo, passei o mês inteiro indo de praia em praia aqui em São Paulo, do Sul ao Norte e o resultado não poderia ser diferente: preta, preta, pretinha.

Fim da viagem com bronzeado nivel máximo 😛

Este está sendo o verão com o calor mais intenso que já vivi aqui no Sudeste do Brasil, com temperaturas que chegam aos 38°C, o que é bastante para nossa região. E eu trabalhando a mil, em mil projetos, uns dizem que é porque sou ansiosa, eu diria que é porque tenho sede de vida.

Minha irmã caçula, planejou a viagem e tentei me envolver o mínimo possível, com o desejo de que ela desistisse em algum momento pra que meu plano introspecto tivesse sucesso. Mas chegou o dia e me deixei influenciar pela animação dela, lá fomos nós para Ilhabela, centro, ou era o que pensávamos.

Ligamos para o hotel quando chegamos em São Sebastião e a nossa surpresa foi grande quando nos disseram que depois de 3h30m de viagem de São Paulo, precisaríamos viajar de barco por mais 1h pra chegar até a pousada.

Sou aventureira, mas estava muito cansada pra pensar positivamente.

Assim, alugamos um barquinho, sim …inho, que sacudia no mar e parecia voar por entre as ondas. Ahhh como foi angustiante no começo, mas conforme relaxei, foi lindo ver montanhas que pareciam esconder segredos e o mar com seu poder batendo por entre as rochas de lugares habitados por criaturas incríveis.

Ao chegarmos na ilha, nos deparamos com uma praia de areia branca e água transparente, envolta por montanhas e floresta. Paz, descanso e tranquilidade, para quem quer ficar introspectivo ou não. Incrível demais. A simplicidade da vila de pescadores com o espetáculo da natureza divina. Que combinação!

Pontos a ressaltar:

  • Leve repelente, os borrachudos estão por toda parte;
  • Há duas opções para chegar na Vila Bonete: caminhada de 14 km pela Mata Atlantica, saindo de Ponta da Sepituba, que fica uns 2 km do ponto final do ônibus que faz a linha entre a balsa da Ilhabela até o bairro Borrifos no extremo sul da ilha, conversamos com algumas pessoas e informaram que a trilha é ótima com várias cachoeiras pelo caminho para refrigério dos aventureiros;
  • Outra opção é de barco, em São Sebastião, alugamos um em frente ao clube Tebar, o valor cobrado foi R$75 por pessoa, indico o barqueiro Dinho, telefone 12 98131 4385 verifique a possibilidade de agendar o taxi barco com antecedência para não cair no desespero de ter que aceitar o preço estipulado de última hora ou pegar um barco no Bairro Borrifos em Ilhabela mesmo, que pode baratear o custo do transporte;
  • As opções de estadia são camping, pousada ou casa dos moradores;
  • A vila Bonete é uma ilha de pescadores, graciosa e preservada, portanto um pouco rústica, porém os restaurantes aceitam cartão, patricinhas esqueçam o salto;
  • A ilha toda tem como energia principal a solar!!! Achei fantástico;
  • Vila do Bonete tem uma tranquilidade e segurança de cidade do interior.

Entretenimento na ilha

1- Praia Bonete

2-Trilha até as praias desertas Enchovas (3,3km) e Indaiuba(6,4), na praia das Enchovas, há o encontro da água da cachoeira com o mar, antes da água doce chegar no mar, há a formação de uma piscina natural.

3- Lindo Mirante da Barra, mais ou menos 1,2km da praia do Bonete

4- Cachoeira

5-Restaurantes com comidinhas caseiras (preços a partir de R$30,00). Comam peixe! Peixe fresco com sabor de mar, recomendo o peixe Anchova, carnudo e saboroso peixe da região.
6- Casinhas lindas e simples
7- Fogueiras na praia
8- Céu estrelado